Histórico

 

O programa de Pós-Graduação/Mestrado Profissional em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental da Universidade Federal de Ouro Preto iniciou-se em 2009, contribuindo para a  formação de profissionais altamente qualificados, capazes de aplicarem ciência, teoria e prática na promoção da sustentabilidade. O Mestrado Profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu. Seus principais principais objetivos e características foram definidos pela Portaria CAPES No. 17 de 28 de dezembro de 2009.

O MP em Sustentabilidade da UFOP recebeu sua primeira turma em 2008, já com reconhecimento da CAPES. Esta primeira turma era composta por funcionários do Sistema Estadual do Meio Ambiente (SISEMA). As aulas foram realizadas na cidade de Belo Horizonte, às quintas, sextas e sábado, na sede do SISEMA. A segunda turma do MP em Sustentabilidade, iniciada em 2009, era composta por alunos ligados à FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). As aulas para esta turma foram igualmente ministradas nas quintas, sextas e sábados, também em Belo Horizonte. Em 2011 e 2012, iniciaram-se respectivamente a terceira e a quarta turma do mestrado. Essas turmas eram compostas por profissionais diversos, oriundos de instituições públicas e privadas: fato que tem contribuindo para um ambiente multi-disciplinar de ensino e pesquisa. As aulas, dessas turmas aconteceram às sextas e sábados no campus da UFOP em Ouro Preto. 

O MP em Sustentabilidade da UFOP destaca-se pela qualidade dos seus professores, bem como pela implementação de uma proposta pedagógica atenta às inovações científicas e às demandas de mercado. O MP em Sustentabilidade é hoje uma referência de pós-graduação profissional stricto sensu na região de Ouro Preto.