Convite-Defesa-Adriana Cristina Silva

Título: "DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO: Subsídios para Proposição e Avaliação de um modelo de Gestão para o município de Frutal - MG".

Mestranda: Adriana Cristina Silva.

Orientador: Prof. Dr. Danton Heleno Gameiro.

Data / Local: 02 de outubro de 2017, às 14 horas, no auditório DEPETRO na fundação Gorceix.

Resumo: Este trabalho analisa os problemas relacionados aos resíduos de atividades construtivas no município de Frutal como na maioria dos centros urbanos brasileiros, é uma realidade impactante no meio, sendo comum observar diversos locais com disposições irregulares de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). Em Frutal, cidade onde foi realizado este estudo, a situação não é diferente. Considerando esta problemática, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar ambientalmente os locais de disposição de Resíduos de Construção e Demolição, visando fornecer um diagnóstico da situação da cidade. A metodologia adotada para a pesquisa está baseada no levantamento de dados junto aos órgãos competentes do Município quanto a áreas regulares e irregulares de disposição de RCD, com estes dados foi realizado o mapeamento dos locais de disposição de RCD pelo pesquisador. Utilizando - se de critérios ambientais baseado nas diretrizes do município, legislações, normas existentes e, ainda, em referencial bibliográfico, pode-se sugerir ações para uma proposta de gestão para os governantes do município para um desenvolvimento sustentável e ações de gestão ambiental crescente, para controlar os impactos ambientais e se adequarem à legislação como forma de amenizar e mitigar os impactos dos RCD‟s. O estudo apontou formas como geradores, transportadores e a sociedades se comportam e assumem suas responsabilidades diante dos impactos socioeconômicos gerados pelos RCD‟s. Foram encontrados 06 pontos de disposição de RCD em Frutal, considerando áreas regulares e irregulares no período estipulado. Espera-se que o resultado do diagnóstico realizado neste trabalho possa contribuir para futuros estudos e políticas públicas que visem a remediação ou adequação das áreas de disposição avaliadas. Pode-se concluir que o município necessita adotar ações para mitigar os impactos da geração e destinação dos resíduos da construção civil a partir da proposta elaborada da Gestão de Resíduos da Construção e Demolição para o Município de Frutal (MG), pelos geradores e transportadores desses resíduos e principalmente, uma fiscalização rigorosa, que garanta o funcionamento das ações propostas.

Palavras-chave: Resíduos de Construção e Demolição; Diagnóstico Ambiental; Disposição final de RCD. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, Desenvolvimento Sustável.