Defesas

Realização das defesas por videoconferência 

 

Devido a situação de pandemia provocada pela disseminação do novo coronavírus, a PROPP emitiu a PORTARIA 23-2020 (em anexo), que recomenda e autoriza que as secções de defesas de dissertações aconteçam com todos os membros por videoconferência.

Sendo assim, o PPGSSA faz as seguintes recomendações, baseadas na portaria 23-2020, para que a secção de defesa aconteça da melhor forma:

  • Todos os documentos para marcação de defesa devem ser enviados para o e-mail do programa (sustentabilidade@ufop.edu.br), os documentos físicos ficam suspensos;
  • A orientação é para que todos (aluno, banca e plateia) participem por webconferência, preferencialmente pelo Google Meet; 
  • A Ufop tem parceria com esse aplicativo de webconferência, sendo as chamadas com limite de 150 membros e com alta qualidade;
  • Basta acessar a conta do Google de uma conta institucional da UFOP para criar a webconferência no Google Meet;
  • Em relação a documentação, o orientador que vai atestar na ata que os membros participaram e deliberaram por videoconferência, sendo necessário apenas a assinatura do orientador. Na folha de aprovação somente o orientador assina;
  • Esses documentos devem ser enviados digitalmente para secretaria por e-mail e os documentos originais devem ser entregues depois que as atividades voltarem ao normal;
  • O link da webconferência deve ser enviado para o e-mail da secretaria com antecedência mínima de 5 dias, para que seja divulgado para os alunos e professores que queiram acompanhar a defesa;
  • No momento da defesa, deve ser orientado aos demais participantes (plateia) que deixem seus fones desligados (no mudo).

 

portaria_propp_23-2020.pdf

 

Documentos Para Marcação de Defesas

 Obs: Guia de Normalização do PPGSSA:(clique aqui para baixar)

Para agendar a marcação da banca de defesa de mestrado, alunos e professores deverão enviar à Secretaria do Programa os seguintes documentos:

·  Solicitação de defesa de dissertação devidamente preenchida e assinada (clique aqui para baixar);

·  Os Currículos Lattes dos membros titulares da banca (Apenas dos membros que não fazem parte do corpo docente do Programa);

.  Formulário de Cadastro de Membro de Banca Examinadora (clique aqui para baixar), para membros estrangeiros (clique aqui para baixar.);

·  Uma cópia da dissertação impressa para cada membro da banca e para a secretaria do Programa (suspenso enquanto durar a pandemia); 

 

·  Atenção: Após a defesa, o aluno terá o prazo de 180 (cento e oitenta) dias para efetuar as correções da banca. Após corrigida a dissertação, o aluno deverá entregar o formulário de autorização de entrega de versão final assinado pelo orientador, no prazo acima. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FORMULÁRIO. 

 

. IMPORTANTE: os alunos deverão entregar antes da defesa, impreterivelmente, o comprovante de proeficiência em língua estrangeira. Clique aqui e saiba mais.