Alunos da Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária do CEFET-MG e do Mestrado em Sustentabilidade da UFOP se reúnem em imersão no Parque Estadual Mata do Limoeiro

Carla Pedrosa 

Entre os dias 9 a 11 de setembro, no Parque Estadual Mata do Limoeiro (PEML), Ipoema, distrito de Itabira, MG, alunos da UFOP e do CEFET-MG puderam ter uma experiência de imersão nas disciplinas de Valoração dos Serviços Ecossistêmicos ministrada pelo Prof. Dr Arnaldo Freitas de Oliveira Junior do CEFET-MG, e Educação e Interpretação Ambiental ministrada pela Profa Dra Kerley dos Santos Alves da UFOP. Nesta imersão, reuniram-se alunos da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária do CEFET-MG, e alunos do mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental da UFOP.

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Alunos e professores do mestrado da UFOP e da graduação do CEFET-MG em visita ao Parque Estadual Mata do Limoeiro

O objetivo dessa atividade é integrar os cursos de graduação e pós graduação em alimento com a recomendação do MEC e da CAPES que visa esta interação de forma verticalizada e transversalmente para incentivar a inserção dos alunos de graduação em cursos de pós graduação. Estiveram envolvidos nessa atividade além dos alunos de graduação da Engenharia Ambiental Sanitária do CEFET e os alunos do mestrado da UFOP em Sustentabilidade o Instituto Estadual de Floresta (IEF); Prefeitura Municipal de Itabirito (PMI); Museu do Tropeiro; Roda de Viola e Parque do Alto do Tanque na Serra dos Alves. Conciliar o cronograma de todas as instituições foi uma tarfea complexa, mas valeu a pena, pois o aporte dessas instituições se tornou fundamental para o sucesso pretendido pelas disciplinas, dis o Prof. Arnaldi Freitas que organizou o evento. 

Segundo os professores, o estudo do meio sugere uma metodologia de ensino como estratégia no processo de ensino aprendizagem e estimula a reflexão acerca da importância de medidas de proteção e preservação ambiental, a partir do desenvolvimento de valores socioambientais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, possibilitando a leitura crítica da relação entre teoria e prática, proporcionando ao aluno o despertar da visão crítica e a fização do conhecimento. (Destaca-se aqui, que após os términos dos trabalhos, no domingo à noite ocorreu um incêndio sem precedentes na área que envolve o Parque Mata do Limoeiro - realçando ainda mais a importância de estudos na área justificando sua preservação).

O trabalho de campo realizado, surge como um recurso importante para se compreender de forma mais ampla a relação existente entre o espaço vivido e as informações objetida em sala de aula, despertando nos estudantes melhor aproveitamento de conteúdo, além da percepção acerca da identidade do lugar e das comunidades do entorno. Diante das falas dos estudantes, a percepção e o contato com a realidade do local levaram os participantes a uma nova dimensão dos assuntos tratados nas aulas. 

Para Giulia Antoniazzi, aluna de graduação do CEFET, foi um divisor de águas e passou a justificar o porquê fazer o curso em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Um dos pontos altos foi a interlocução entre a graduação e mestrado, que permitiu muita troca de experiência, segundo Luísa Siqueira também aluna da graduação. 

Entre os diversos atrativos existentes no Parque Mata do Limoeiro, um dos momentos marcantes, segundo os participantes, foi a caminhada na "Trilha dos Sentidos", onde descalço e com os vendados, eles ouderam vivenciar o ambiente ao redor por meio do tato e do olfato. Para o professor Arnaldo, a experiência permitiu uma conexão entre as pessoas e a energia do local. Nesse mesmo sentido, "ao experimentar a trilha dos sentidos, foi possivel se despir de algumas 'vendas' e preconceitos paara enxergar melhor outros aspectos da vivÇencia com a natureza", destacou a professora Kerley. 

Danila Dias, aluna do mestrado da UFOP, compartilhou desse sentimento. "Aprimoramos muito nossos sentidos ao 'tirar' o sentido da visão, colocando os demais evidências. O 'sobe e desce' do cabo que seguramos para nos dar a direção do caminho a percorrer - nos fazendo agachar ou levantar - também foi um momento bem interessante. Podemos fazer paralelos entre essa experiência e a nossa vida, feita de altos e baixos", enatizou.

 

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Alunos tiveram uma experiência inusitada de conexão com a natureza na “Trilha dos Sentidos”

E a conexão com a natureza foi sentida, ainda, na visita a outros locais do Parque, como a Cachoeira do Paredão. "A proposta no Parque Estadual Mata do Limoeiro é entrar na natureza e observar tudo que ela pode oferecer, das coisas mai simples, como uma bela visão, até as mais complexas, como sensações e sentimentos despertados. Eu me conectei com a natureza e, em alguns momentos, percebi que ela conectou comigo, como quando uma abelha me fez companhia por alguns minutos na Cachoeira do Paredão", contou João Vitor de Souza, aluno da graduação do CEFET-MG. 

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Aluno da graduação do CEFET-MG, João Vitor de Souza, sentiu maior conexão com a natureza ao ser acompanhado por uma abelha na Cachoeira do Paredão

Além da imersão no PEML, os estudantes conheceram outros atrativos da região, como o Morro Redondo, o Museu do Tropeiro, participaram de uma roda de viola e tiveram aula sobre elaboração de metodologia de pesquisa. 

Para Lucas, houve a ampliação sobre os aspectos e aplicação da valoração em diversos campos que auxiliarão na estruturação de sua tese de doutorado da UFOP. 

"A visto do grupo de estudantes do professor Arnaldo e da professora Kerley foi muito importate. Nosso maior objeitvo, ao receber os alunos, além de mostrar a biodiversidade e potencialidade do Parque, é atrai-los para novas pesquisas e atividades acadêmicas/científicas no local", enfatizou Alex Oliveira, gerente do Parque Estadual do Limoeiro. 

Como produto das aulas práticas na Mata do Limoeiro serão produzidos dois artigos científicos sobre a Valoração Ecossistêmicas, e mais dois artigos sobre Educação Ambiental, ambos realizados na área da Serra dos Alves e das atividades culturais que envolvem a "Roda de Viola".