Disciplinas

 

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

 

SEA103. Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental  – 45horas, 3 créditos

EMENTA - Introdução à Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Caracterização de sustentabilidade socioeconômica ambiental. Identificação dos conceitos sobre sustentabilidade socioeconômica ambiental, sua evolução, história e bases científicas. Indicadores da sustentabilidade ambiental.

 

SEA104. Metodologia Científica – 45horas, 3 crédito

EMENTA - Ciência e conhecimento científico. Métodos científicos. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigo científico, resenha e monografia. Processos e técnicas de elaboração do trabalho científico.

 

SEA501. Seminários I – 15 horas, 1 crédito

Apresentação do projeto de cada aluno. Apresentação feita com 6 meses, quando o aluno já deve ter o orientador e o tema definidos.

 

SEA502. Seminários II – 15 horas, 1 crédito

Apresentação do projeto de cada aluno. Apresentação feita com 12 meses, quando o aluno deverá apresentar o desenvolvimento do projeto.

Pré-requisitos: Seminários I

 

SEA503. Seminários III – 15 horas, 1 crédito

Apresentação do projeto de cada aluno. Apresentação feita com 18 meses, quando o aluno já deve estar em fase de finalização (conclusão) do projeto.

Pré-requisitos: Seminários II     

       

DISCIPLINAS ELETIVAS 

 Valoração de Serviços Ambientais - 3 créditos ; 45 horas

EMENTA - Instrumentos do Planejamento Ambiental; Uso de Recursos Naturais nas organizações; Relações entre economia clássica e neoclássica; Teoria marxista; Internalidades e externalidades; Estoque de Capital e juros ambientais; Fluxo de energia entre sistemas ecológicos; Análise da variável ambiental no sistema econômico convencional; Economia ambiental e sustentabilidade; Relatório do Milênio; Economia Verde; Serviços ambientais; Valoração de Serviços Ambientais; Pagamentos por Serviços Ambientais; PSA Água; PSA Biodiversidade; PSA Carbono; Métodos de Valoração Ambiental; Estudos de casos.

   

Gestão Ambiental Empresarial - 3 créditos ; 45 horas

EMENTA - Meio Ambiente e Gestão; Gestão Ambiental Empresarial; Sistema de Gestão Ambiental; Gestão dos Resíduos Sólidos Indeustriais; Estudos de Caso.

 

Tópicos Especiais: Análise e gestão de Riscos  - 3 créditos; 45 horas

EMENTA - O Método Científico na Análise de Riscos, O Conceito de Risco, Glossário da Análise de Riscos, O Princípio da Precaução.

 

Energia de Pluri-Fontes e Bacia Hidrográfica - 3 créditos; 45 horas

EMENTA - Epistemologia necessária. Geociências Agrárias e Ambientais. A energia na Geodinâmica Externa Superficial. Da energia em potência à produção e geração de energia. Visão integral das bacias hidrográficas. Assuntos de geração de energia. Custos Irrecuperáveis. Customização de bacia hidrográfica. Desenvolvimento Sustentável.

 

Restauração Ambiental - 3 créditos; 45 horas

EMENTA - Estudos de técnicas para restauração de recursos hídricos e áreas degradadas pela indústria minerometalúrgica.

 

Interdisciplinaridade e Tomada de Decisão - 4 créditos; 60 horas

EMENTA: Epistemologia da Disciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Inteligibilidade racional e computacional. Sistemas Complexos. Engenharia de Conhecimentos. Arquitetura de Conhecimentos. Comunicação. Interatividade. Geociências Agrárias e Ambientais. Noções integradoras sobre Ecologia Energia Economia. Tomada de Decisão. 

 

Gênero e Água - 4 créditos; 60 horas

EMENTA: A disciplina de água e gênero visa discutir sobre os conceitos de governança da água no novo modelo de gestão, os comitês de bacias hidrográficas em sua composição e seus conflitos e refletir sobre a transversalização de equidade de gênero na gestão dos Recursos hídricos.

 

Constitucionalismo Dialógico - 4 créditos; 60 horas

EMENTA: A interpretação constitucional e seus nós. Crítica à supremacia judicial: o constitucionalismo popular como ponto de partida. Virtudes, capacidades e diálogos institucionais como possibilidades necessárias. Práticas dialógicas e político-democráticas: limites e possibilidades. O povo como sujeito ativo e os diálogos institucionais.

 

Ecologia - Energia - Economia Gestão de Bacia Hidrográfica - 3 créditos; 45 horas 

EMENTA: Gestão de bacia. Arquitetura de Conhecimentos como Instrumento de Gestão. Mapeamentos disciplinares, pluri-, inter- e trans- disciplinares. Epistemologia necessária. As questões dos métodos. Zoneamentos: (1) ecológicos (2) econômicos (3) ecológicos e econômicos. Os estados ambientais: de Preservação, de Conservação e de Degradação. Autonomia energética de bacia. Zonas de influência. Zonas de recarga, Áreas precisas de recarga. Desenho de Uso Optimal do Território DUOT e cenários DUOT-Ci (i= 1 , n)· Introdução ao Auxílio à decisão. O Mapa do Futuro. Projetos agrícolas e florestais. Geociências Agrárias e Ambientais . Soluções Integradas . Desenvolvi mento sustentável.

 

Saneamento Ambiental - 3 créditos; 45 horas

EMENTA Saneamento e saúde. Sistemas de abastecimento água. Sistemas de esgotamento sanitário. Destinação e disposição final de resíduos sólidos. Manejo de águas pluviais urbanas. OBJETIVOS Fornecer conhecimentos fundamentais sobre tecnologias aplicadas no âmbito do saneamento ambiental.

 

Ementário das disciplinas após de 2018

 

 Ementário das disciplinas do Programa, entre obrigatórias e eletivas até 2017.