Disciplinas

 

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

 

SEA103. Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental  – 45horas, 3 créditos

EMENTA - Introdução à Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Caracterização de sustentabilidade socioeconômica ambiental. Identificação dos conceitos sobre sustentabilidade socioeconômica ambiental, sua evolução, história e bases científicas. Indicadores da sustentabilidade ambiental.

 

SEA104. Metodologia Científica – 45horas, 3 crédito

EMENTA - Ciência e conhecimento científico. Métodos científicos. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigo científico, resenha e monografia. Processos e técnicas de elaboração do trabalho científico.

 

SEA501. Seminários I – 15 horas, 1 crédito

Apresentação do projeto de cada aluno. Apresentação feita com 6 meses, quando o aluno já deve ter o orientador e o tema definidos.

 

SEA502. Seminários II – 15 horas, 1 crédito

Apresentação do projeto de cada aluno. Apresentação feita com 12 meses, quando o aluno deverá apresentar o desenvolvimento do projeto.

Pré-requisitos: Seminários I

 

SEA503. Seminários III – 15 horas, 1 crédito

Apresentação do projeto de cada aluno. Apresentação feita com 18 meses, quando o aluno já deve estar em fase de finalização (conclusão) do projeto.

Pré-requisitos: Seminários II     

       

DISCIPLINAS ELETIVAS 

 Valoração de Serviços Ambientais - 3 créditos ; 45 horas

EMENTA - Instrumentos do Planejamento Ambiental; Uso de Recursos Naturais nas organizações; Relações entre economia clássica e neoclássica; Teoria marxista; Internalidades e externalidades; Estoque de Capital e juros ambientais; Fluxo de energia entre sistemas ecológicos; Análise da variável ambiental no sistema econômico convencional; Economia ambiental e sustentabilidade; Relatório do Milênio; Economia Verde; Serviços ambientais; Valoração de Serviços Ambientais; Pagamentos por Serviços Ambientais; PSA Água; PSA Biodiversidade; PSA Carbono; Métodos de Valoração Ambiental; Estudos de casos.

   

Gestão Ambiental Empresarial - 3 créditos ; 45 horas

EMENTA - Meio Ambiente e Gestão; Gestão Ambiental Empresarial; Sistema de Gestão Ambiental; Gestão dos Resíduos Sólidos Indeustriais; Estudos de Caso.

 

Tópicos Especiais: Análise e gestão de Riscos  - 3 créditos; 45 horas

EMENTA - O Método Científico na Análise de Riscos, O Conceito de Risco, Glossário da Análise de Riscos, O Princípio da Precaução.

 

Energia de Pluri-Fontes e Bacia Hidrográfica - 3 créditos; 45 horas

EMENTA - Epistemologia necessária. Geociências Agrárias e Ambientais. A energia na Geodinâmica Externa Superficial. Da energia em potência à produção e geração de energia. Visão integral das bacias hidrográficas. Assuntos de geração de energia. Custos Irrecuperáveis. Customização de bacia hidrográfica. Desenvolvimento Sustentável.

 

Restauração Ambiental - 3 créditos; 45 horas

EMENTA - Estudos de técnicas para restauração de recursos hídricos e áreas degradadas pela indústria minerometalúrgica.

 

Interdisciplinaridade e Tomada de Decisão - 4 créditos; 60 horas

EMENTA: Epistemologia da Disciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Inteligibilidade racional e computacional. Sistemas Complexos. Engenharia de Conhecimentos. Arquitetura de Conhecimentos. Comunicação. Interatividade. Geociências Agrárias e Ambientais. Noções integradoras sobre Ecologia Energia Economia. Tomada de Decisão. 

 

Gênero e Água - 4 créditos; 60 horas

EMENTA: A disciplina de água e gênero visa discutir sobre os conceitos de governança da água no novo modelo de gestão, os comitês de bacias hidrográficas em sua composição e seus conflitos e refletir sobre a transversalização de equidade de gênero na gestão dos Recursos hídricos.

 

Constitucionalismo Dialógico - 4 créditos; 60 horas

EMENTA: A interpretação constitucional e seus nós. Crítica à supremacia judicial: o constitucionalismo popular como ponto de partida. Virtudes, capacidades e diálogos institucionais como possibilidades necessárias. Práticas dialógicas e político-democráticas: limites e possibilidades. O povo como sujeito ativo e os diálogos institucionais.

 

Ecologia - Energia - Economia Gestão de Bacia Hidrográfica - 3 créditos; 45 horas 

EMENTA: Gestão de bacia. Arquitetura de Conhecimentos como Instrumento de Gestão. Mapeamentos disciplinares, pluri-, inter- e trans- disciplinares. Epistemologia necessária. As questões dos métodos. Zoneamentos: (1) ecológicos (2) econômicos (3) ecológicos e econômicos. Os estados ambientais: de Preservação, de Conservação e de Degradação. Autonomia energética de bacia. Zonas de influência. Zonas de recarga, Áreas precisas de recarga. Desenho de Uso Optimal do Território DUOT e cenários DUOT-Ci (i= 1 , n)· Introdução ao Auxílio à decisão. O Mapa do Futuro. Projetos agrícolas e florestais. Geociências Agrárias e Ambientais . Soluções Integradas . Desenvolvi mento sustentável.

 

Saneamento Ambiental - 3 créditos; 45 horas

EMENTA Saneamento e saúde. Sistemas de abastecimento água. Sistemas de esgotamento sanitário. Destinação e disposição final de resíduos sólidos. Manejo de águas pluviais urbanas. OBJETIVOS Fornecer conhecimentos fundamentais sobre tecnologias aplicadas no âmbito do saneamento ambiental.

 

 Ementário das disciplinas do Programa, entre obrigatórias e eletivas até 2017.