Educação, Percepção e Interpretação Ambiental

No último dia 17 de setembro, alunos da disciplina Educação, Percepção e Interpretação Ambiental do mestrado profissional em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental da UFOP, realizaram visita técnica ao Centro de Educação Ambiental (CEA) da empresa AngloGold Ashanti, localizado no município de Nova Lima – MG.
 O objetivo da visita foi verificar in loco como uma empresa de grande porte desenvolve seus programas de educação ambiental concomitantemente com a gestão de uma unidade de conservação, como é o caso da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata Samuel de Paula que abriga o CEA.
 Para Thaís Marinho, aluna da disciplina, “o local possui grande riqueza florística e faunística, além de ser um excelente espaço para o desenvolvimento de ações e atividades ao ar livre como as caminhadas e a interpretação ambiental”.
 Na visita, também foi possível verificar as medidas de sustentabilidade que estão sendo implementadas na unidade. Para outra aluna da disciplina, a Luísa Santos de Castro Guerra, “me chama atenção a visão estratégica para a implementação de medidas ligadas à sustentabilidade, com foco na geração de energia renovável por meio de placas solares, torre eólica, além do biodigestor que produz biogás para utilização interna.”
 Além de todo contexto ambiental, a cultura e a história fazem parte da unidade, já que o prédio administrativo utilizado pela equipe que trabalha no local foi construído em 1900, assim como um canal de água, conhecido no município de Nova Lima como “banqueta” e que durante muitos anos foi utilizado para direcionar a água do Ribeirão dos Cristais (curso d’água que passa ao lado do CEA) para beneficiamento da produção mineral das antigas minas da empresa na região central da cidade.
 Atividades como essas ampliam o conhecimento dos discentes, abrem oportunidades para o aprimoramento destes atrativos e qualificam o programa a qual todos estão vinculados.

Acesse o link e conheçam um pouco mais da unidade: https://www.youtube.com/watch?v=kiTRA0rDSMs&t=13s

Alunos em visita ao  Centro de Educação Ambiental da AngloGold Ashanti.

Alunos em visita ao  Centro de Educação Ambiental da AngloGold Ashanti.Foto: Alunos em visita ao Centro de Educação Ambiental da AngloGold Ashanti.