Título: "DIAGNÓSTICO DOS EMPREENDIMENTOS SUINÍCOLAS NA BACIA DO RIO PIRANGA E O ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUAS SUPERFICIAIS - IQA"

Autor: Thalles Minguta de Carvalho

Orientador: Prof. Dr. Wilson José Guerra

Resumo:

A suinocultura é atualmente uma atividade de importante papel na economia brasileira, principalmente para atender a demanda das exportações e suprir o mercado interno com uma das principais carnes consumidas pelos brasileiros. Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo diagnóstico interpretativo sobre a distribuição dos empreendimentos suinícolas em uma dada região polo de criação no estado de Minas Gerais e contrapô-lo com o índice de qualidade de águas superficiais (IQA), calculado de maneira sistemática nas bacias hidrográficas do estado pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM). A bacia do Rio Piranga — principal formador do Rio Doce, que contém o segundo maior rebanho suinícola do estado e, portanto, apresenta um maior desafio para a compatibilidade ambiental — foi particuarizada como território de estudo. A situação do licenciamento ambiental das granjas suinícolas neste território e sua possível interferência na qualidade das águas superficiais do estado serão o alvo da pesquisa, tendo como referência o índice de qualidade de águas (IQA). Para isto, realizar-se-á uma pesquisa interpretativa, sendo os dados levantados de natureza secundária e referentes respectivamente ao censo agropecuário de 2006 /IBGE, ao cadastro estadual de granjas de suínos mantido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) no ano de 2012 e ao banco de dados do Sistema Estadual de Informações Ambientais (SIAM), correlacionados à distribuição de tais empreendimentos por meio destas fontes de informação. Dentre os resultados, espera-se verificar a responsabilidade destes empreendimentos no referido território no tocante à sua contribuição para adepleção da qualidade das águas superficiais. Além disso, espera-se conhecer a distribuição espacial no território das granjas na bacia a fim de se identificar os padrões de disposição e concentração da atividade e as possíveis interferências na sustentabilidade da atividade. De posse deste diagnóstico e identificado os desafios, poder-se-á propor diretrizes relacionadas com a atividade de suinocultura no local.

Palavras-chave: suinocultura, diagnóstico, bacia hidrográfica, qualidade de água, sustentabilidade.

Download da Dissertação