Professor Arnaldo Freitas de Oliveira Júnior ministra a disciplina de Valoração de Serviços Ecossistêmicos na unidade de conservação “Mata do Limoeiro"

Pertencente ao quadro docente do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), junto ao Departamento de Ciências de Tecnologia Ambiental (DCTA), o Prof. Arnaldo Freitas de Oliveira Júnior é credenciado em dois programas de pós-graduação. Ambos mestrados em sustentabilidade, o primeiro foi iniciado em 2008 no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto e o segundo, aproximadamente desde 2014, pelo Instituto Federal de Minas Gerais no Campus Bambuí.

Na UFOP, ministra a disciplina de Valoração de Serviços Ambientais, utilizando atividades teóricas e práticas como metodologia de ensino e, em 2019, houve a possibilidade de ofertar a disciplina de forma integrada e com envolvimento de várias instituições.

A disciplina aconteceu nas instalações da unidade de conservação “Mata do Limoeiro”, tendo a gestão administrativa do Instituto Estadual  de Floresta (IEF) como base de apoio.

Participaram dessa disciplina alunos do mestrado da UFOP e do IFMG e também alunos da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária do CEFET. Três desses alunos pertencem ao PET Ambiental do CEFET/DCTA, do qual o professor é co-tutor. A disciplina contou com declamações de poemas feitas pelo Grupo Mirim de Carlos Drummond de Andrade, carinhosamente chamados de Drummonzinhos. Dispondo o parque de alojamento, os integrantes da disciplina participaram de aulas durante o dia e também a noite, desenvolvendo atividades práticas na floresta e a partir de um planejamento para aproveitar um evento cultural no período, aplicaram questionários com o objetivo de estimar o valor monetário e cultural dos serviços ecossistêmicos providos pelo Parque Mata do Limoeiro.

Evento cultural

"Foi uma experiência incrível poder envolver diversas instituições como CEFET, PET CEFET, UFOP, IFMG, IEF, Prefeitura de Ipoema, Hotéis, guias locais e vários alunos de diversas empresas de segmentos tão distintos, atendendo a prerrogativa de um mestrado profissional ,ou seja, levar aplicabilidade de conhecimentos para diversas áreas da sociedade”, comenta o Prof. Arnaldo.

Segundo ele a transversalidade da disciplina permitiu promover a diversidade de conhecimentos científicos, acadêmicos, lúdicos e de cultura popular, atendendo aos princípios da sustentabilidade, proporcionando o envolvimento com a comunidade do entorno e da cidade, pessoas essas que chamam o parque de “gigante pela própria natureza”. Na questão ambiental, inúmeros valores relacionados à existência do parque puderam ser realçados, justificando a preservação do rico ecossistema e sua diversidade biológica.

A disciplina resultou na produção de quatro artigos que estão sendo ajustados e atualizados para publicação em revista científica no formato dossiê. A partir deste produto, os diversos bens e serviços ecossistêmicos providos por esta importante unidade de conservação poderão ser divulgados.

Texto: Pedro Mol

Alunos reunidos

Professor Arnaldo em sala de aula

Alunos em aula prática