Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

 

         SEA103. Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental – 45horas, 3 créditos

         EMENTA - Introdução à Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Caracterização de sustentabilidade socioeconômica ambiental. Identificação dos conceitos sobre sustentabilidade socioeconômica ambiental, sua evolução, história e bases científicas. Indicadores da sustentabilidade ambiental.

 

         SEA104. Metodologia Científica – 45horas, 3 créditos

         EMENTA - Ciência e conhecimento científico. Métodos científicos. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigo científico, resenha e monografia. Processos e técnicas de elaboração do trabalho científico.

 

         SEA501. Seminários I – 15 horas, 1 crédito

            - Apresentação do projeto de cada aluno. Apresentação feita com 6 meses, quando o aluno já deve ter o orientador e o tema definidos.

         Pré-requisitos: As disciplinas Sustentabilidade e Metodologia.

         Banca: Um membro do colegiado e um convidado

 

          SEA502. Seminários II – 15 horas, 1 crédito

            - Apresentação do projeto de cada aluno. Apresentação feita com 12 meses, quando o aluno deverá apresentar o desenvolvimento do projeto.

         Pré-requisitos: Seminários I

 

        SEA503. Seminários III – 15 horas, 1 crédito

            - Apresentação do projeto de cada aluno. Apresentação feita com 18 meses, quando o aluno já deve estar em fase de finalização (conclusão) do projeto.   

         Pré-requisitos: Seminários II     

       

 OBS - As disciplinas eletivas ofertadas a cada ano, são estruturadas especialmente para atender as diferentes demandas de cada uma das turmas. Estas disciplinas abrangeriam os tópicos relevantes, que não foram abordados nas disciplinas obrigatórias.

DISCIPLINAS ELETIVAS (turma 2012)

 

1. TÓPICOS ESPECIAIS I– Física da Terra - 3 créditos ; 45 horas

EMENTA - A origem do Universo e a síntese dos elementos. 2) Origem e história recente da Terra; constituição dos planetas e planetologia comparada. 3) Terra: um planeta dinâmico; as camadas externas da Terra, a forma da Terra. 4) O fluxo de calor terrestre, convecção e complexidade. 5) A Termodinâmica e nosso Planeta. 6) A atmosfera da Terra: origem e composição, calor e termodinâmica da atmosfera, o Sol e sua radiação. 7) Energia, Entropia e a Vida, a morte Térmica do Universo.

 

2. TÓPICOS ESPECIAIS II– Valoração de Serviços Ambientais - 3 créditos ; 45 horas

EMENTA - Instrumentos do Planejamento Ambiental; Uso de Recursos Naturais nas organizações; Relações entre economia clássica e neoclássica; Teoria marxista; Internalidades e externalidades; Estoque de Capital e juros ambientais; Fluxo de energia entre sistemas ecológicos; Análise da variável ambiental no sistema econômico convencional; Economia ambiental e sustentabilidade; Relatório do Milênio; Economia Verde; Serviços ambientais; Valoração de Serviços Ambientais; Pagamentos por Serviços Ambientais; PSA Água; PSA Biodiversidade; PSA Carbono; Métodos de Valoração Ambiental; Estudos de casos.

   

3. TÓPICOS ESPECIAIS III - Gestão Ambiental Empresarial - 3 créditos ; 45 horas

EMENTA - Meio Ambiente e Gestão; Gestão Ambiental Empresarial; Sistema de Gestão Ambiental; Gestão dos Resíduos Sólidos Indeustriais; Estudos de Caso.l

 

 

4. TÓPICOS ESPECIAIS IV - Licenciamento e Avalição de Impacto Ambiental– 3 créditos ; 45 horas

EMENTA - Esta disciplina apresenta diversos instrumentos, metodologias, processos e requisitos legais relacionados à avaliação e ao licenciamento de atividades que possam ter impactos socioambientais significativos. Tais temas são discutidos à luz de estudos de caso e de políticas ambientais, com especial atenção ao contexto federal e de Minas Gerais. Os potenciais papéis da engenharia ambiental na avaliação de impacto e licenciamento ambiental são destacados e ilustrados ao longo do programa.

  

DISCIPLINAS ELETIVAS (turma 2014)

 

 

1. TÓPICOS ESPECIAIS I– Controle Ambiental - 3 créditos ; 45 horas

 

EMENTA - Fundamentos de Engenharia Ambiental. Poluição Ambiental. Causas e efeitos da poluição hídrica, do ar e do solo. Processos e operações usados no controle da poluição. Conceitos de desenvolvimento sustentável.

 

2. TÓPICOS ESPECIAIS II– Saneamento Ambiental - 3 créditos ; 45 horas

 

EMENTA - Saneamento e saúde. Sistemas de abastecimento água. Sistemas de esgotamento sanitário. Destinação e disposição final de resíduos sólidos. Manejo de águas pluviais urbanas.